"O maior recurso de uma comunidade são as pessoas"

Apresentamos o Blog do Bairro Padre Vitor. Notícias, fatos, eventos, tudo o que acontece no nosso bairro em Varginha - MG.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OS 10 MARRENTOS

Tá aí pessoal..as comunidades periféricas de Varginha resolveram fazer um campeonato de bairros chamado ESPORT DESMARRENTOS...de acordo com os participantes este é o Campeonato mais esperado do ano, muito legal a iniciativa..o Padre Vitor está representado nesse campeonato com o time LOS-SPEED...mais informações desse campeonato é só acessarem o blog
www.sport10marrentos.blogspot.com ...parabéns pessoal pela iniciativa...

O REI E A PEDRA

Ouvi esse conto hoje em uma rádio de minha preferência e resolvi publicar pra que todos conheçam...

Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali. De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali. Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. O camponês aprendeu o que muitos de nos nunca entendeu: "Todo obstáculo contêm uma oportunidade para melhorarmos nossa condição".



Obs.: Muitas vezes desviamos - nos do nosso caminho para não encarar a realidade pela sua dificuldade e com isso não só passamos o problema para outros por não termos assumido a nossa parte da responsabilidade, como também podemos estar nos privando de muitas coisas boas, no mínimo a satisfação de ter realizado um grande feito. 



" E todos devemos aprender que os obstáculos, hás vezes, somos nós mesmo que colocamos", na maioria das vezes.



Autor Desconhecido

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AGRADECIMENTOS

Gostaríamos de agradecer a todos os moradores do Bairro Padre Vitor que se uniram através de um abaixo assinado que foi realizado para mostrar o desafeto da nossa comunidade com as mudanças que foram ocorridas no Transporte Coletivo que atende nossa comunidade. Foram 300 assinaturas, agora junta-se com mais as 300 do São Francisco e as 300 do Sion. Serão 900 assinaturas da nossa região. O importante é isso, que toda a comunidade participe para assim conseguirmos sempre reivindicar melhorias e bem estar para a nossa população.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

AS MUDANÇAS NO TRANSPORTE COLETIVO - ABAIXO ASSINADO

Estamos passando um abaixo assinado em toda a comunidade para entregarmos as nossas autoridades competentes sobre a nossa opinião com relação às mudanças no Transporte Coletivo. Aproveitamos o feriado de hoje para realizarmos essa ação. Participem e assinem, demonstre sua manifestação a respeito.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

AS MUDANÇAS NO TRANSPORTE COLETIVO

Bom pessoal, recentemente a atual Administração Municipal de Varginha realizou algumas mudanças em todas as linhas de Transporte Coletivo que atendem aos respectivos bairros da cidade, e uma das mudanças que causaram um impacto maior na população, foi a junção das linhas Padre Vitor e São Francisco. 

Começando que com essas mudanças, parte do Bairro São Francisco e Parte do Bairro Sion ficou prejudicada no sentido de que algumas ruas desses bairros por onde o ônibus passava, ficou sem ônibus, isso gerou uma série de protestos, abaixo assinados, reuniões comunitárias nos respectivos bairros e aqui no Padre Vitor o que mais se ouviu foram reclamações com relação à mudanças que até então pra nós não ouve alteração alguma, mas com a junção dos bairros o numero de contingente que usa o transporte aumentou, então os moradores do Padre Vitor, em horários de pico... estão viajando em pé, uma vez que quem pega o ônibus no Padre Vitor encontra o ônibus já lotado. 

Conversando com a maioria dos moradores dos determinados bairros as reclamações são inúmeras, o pessoal do Sion, quer um ônibus que atenda somente o bairro deles, alegam que a linha que passa lá é do Padre Vitor e não do Sion, e já o pessoal do São Francisco quer que volte ao normal como era antes, eles acreditam que o atendimento pra eles era melhor uma vez que para a comunidade se deslocar até o centro não precisava vir até o Padre Vitor pra depois ir para o centro. (Um exemplo de uma amiga de lá, pra você ir até São Paulo você tem que ir em Belo Horizonte primeiro, assim não dá...). 

Representantes do nosso Conselho Comunitário, em reunião com representantes da Prefeitura, na terça-feira do dia 26 de outubro, isto é, na reunião do Orçamento Participativo,  aproveitou e também levantou o problema para o Chefe do Departamento Municipal de Trânsito que nos informou o seguinte: "Essas mudanças foram feitas por uma Consultoria de Trânsito, que fez uma análise em todo o trânsito e transporte coletivo de Varginha e lançaram um novo programa para a mudança do transito e do transporte coletivo da cidade, adequando assim todo o sistema para uma melhoria viária no transito do município e no transporte coletivo para atender a toda a população, e está fora de cogitação pedidos individuais de mudança nos itinerários fazendo com que somente um bairro de uma determinada região da cidade seja favorecida, o favorecimento é coletivo, pois o transporte é coletivo e não individual". 

Então foi sugerido, que corrigissem o trajeto para que a parte de baixo do Bairro São Francisco e o Fundo do Bairro Sion não fiquem prejudicados e sem ônibus. Essa idéia foi aceita e o trajeto foi corrigido. Mas mesmo assim ainda há muitas reclamações de todos os bairros e lados. 

Vamos então colocar aqui para conhecimento de todos. Como é que se deve tratar esse assunto. Hoje em dia não se fala mais em política de Transporte Coletivo. O nome correto agora é POLÍTICA DE MOBILIDADE URBANA, política esta que está sendo criada através do Projeto de Lei 1687/07, de autoria do Poder Executivo Federal e que está no Congresso Nacional , e inclui uma série de medidas para disciplinar o transporte urbano.  e o objetivo dessa política é  contribuir para o acesso universal à cidade, por meio do planejamento e gestão do Sistema de Mobilidade Urbana (SMU). Esse sistema é composto pelos meios de transportes urbanos motorizados e não-motorizados e pelos serviços de transportes urbanos de passageiros – coletivo e individual – e de cargas. 


O governo ressalta que o Projeto de Lei objetiva "modernizar o marco regulatório dos serviços de transporte coletivo, defender o interesse dos usuários de tais serviços e prever a correspondente atuação da União, contribuindo para a efetivação de uma política urbana integrada para o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras".


Princípios

A política de mobilidade urbana segue os princípios de acessibilidade universal; desenvolvimento sustentável das cidades; acesso IGUALITÁRIO dos cidadãos ao transporte público coletivo; eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano; transparência e participação social no planejamento, controle e avaliação da política; segurança nos deslocamentos das pessoas; justa distribuição dos benefícios e ônus do uso dos diferentes meios e serviços; e acesso igualitário no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros.


O projeto define ainda as diretrizes da política de mobilidade urbana, como integração com as políticas de uso do solo e de desenvolvimento urbano; prioridade dos meios não-motorizados sobre os motorizados, e dos serviços de transporte coletivo sobre o transporte individual motorizado; e complementaridade entre os meios de mobilidade urbana e os serviços de transporte urbano.


Tarifas

Segundo o projeto, as tarifas do serviço de transporte público coletivo seguirão as diretrizes de: eqüidade no acesso aos serviços; eficiência na prestação dos serviços; colaboração para a ocupação equilibrada do território; contribuição para o custeio da operação dos serviços; simplicidade de compreensão da estrutura tarifária pelo usuário; e modicidade da tarifa ao usuário, isto é, custo acessível ao trabalhador.


A contratação dos serviços de transporte público coletivo será feita por meio de licitação e deverá ter metas de qualidade e desempenho e instrumentos de controle e avaliação; definição dos incentivos e das penalidades aplicáveis no caso de não aplicação das metas; alocação dos riscos econômicos e financeiros entre os contratados e o poder concedente; estabelecimento das condições e meios para a prestação de informações operacionais, contábeis e financeiras ao poder concedente; e identificação de eventuais fontes de receitas alternativas, complementares, acessórias ou de projetos associados.


Preço menor

O projeto também determina que os contratos de licitação obedecerão a prazos predefinidos e justificados. Será vedada a criação de reserva de mercado e de barreiras à entrada de novos operadores. Além disso, no julgamento das licitações haverá prioridade para critérios que resultem em menores tarifas.


Serão definidos critérios de habilitação para avaliar adequadamente a capacitação técnica do licitante, sem comprometer a concorrência do processo licitatório ou caracterizar barreira à entrada de novos operadores. Qualquer subsídio ao custeio da operação deverá ser definido em contrato, com base em critérios transparentes e objetivos de produtividade e eficiência.

Direito dos Usuários
O Projeto de Lei 1687/07 define que o usuário do Sistema de Mobilidade Urbana (SMU) tem direito de receber o serviço adequado; ser informado nos pontos de embarque e desembarque de passageiros, de forma gratuita e acessível, sobre itinerários, horários, tarifas dos serviços e dos modos de interação com outros meios de transporte; e ter ambiente seguro e acessível para a utilização do sistema.

A proposta também prevê a participação dos usuários no planejamento, na fiscalização e na avaliação da política local de mobilidade urbana, por meio de órgãos colegiados com a participação de representantes do Poder Executivo, da sociedade civil e dos operadores dos serviços; de ouvidorias nas instituições responsáveis pela gestão do sistema de mobilidade urbana ou nos órgãos com atribuições análogas; de audiências e consultas públicas; e de procedimentos sistemáticos de comunicação, de avaliação da satisfação dos cidadãos e dos usuários e de prestação de contas públicas.

Os usuários dos serviços também terão o direito de ser informados, em linguagem acessível e de fácil compreensão, sobre seus direitos e responsabilidades; os direitos e obrigações dos operadores dos serviços; e os padrões pré-estabelecidos de qualidade e quantidade dos serviços ofertados, bem como os meios para reclamações e os prazos de resposta.


Programa de apoio
O projeto também institui o Programa Nacional de Apoio à Política de Mobilidade Urbana (PNAMOB) para financiar a implantação dos princípios e diretrizes da nova lei. O programa funcionará no Ministério das Cidades, mediante adesão dos municípios e dos estados. O recursos do programa sairão do Orçamento Geral da União e os critérios para sua distribuição serão estabelecidos pelo Poder Executivo em regulamento específico.


A proposta define ainda as atribuições de cada esfera de governo e as regras mínimas para o planejamento, a gestão e a avaliação dos sistemas de mobilidade.


Tramitação

O projeto tramita apensado ao PL 694/95, do ex-deputado Alberto Goldman, que institui diretrizes nacionais para o transporte coletivo urbano. Esse projeto está sendo analisado pelos deputados e senadores e logo então será criada a esta política e todos então deverão aderir a ela. 


Não estamos aqui para defendermos se o Prefeito está certo ou não, o objetivo dessa postagem é para que toda a comunidade possa ficar esclarecida com relação a esta nova politica que está surgindo no país. 


O que muita gente não sabe, é que de quatro em quatro anos existe uma reunião em todas as comunidades para o Prefeito Construir o seu PLANO PLURIANUAL DE GOVERNO, ou seja, o Prefeito assume, e naquele ano ele, ou representantes dele, se reúne com toda a comunidade, para discutir com a participação de todos como será sua administração durante os quatro anos de mandato. É nessa hora que todo mundo deve colocar sua opinião e fazer suas reivindicações para suas respectivas comunidades. Como manda a Lei n.º 10.257 de  10 de julho de 2001 - Estatuto das Cidades - Depois não adianta chorar pelo leite derramado, pois é no Plano Plurianual que se define tudo, ou seja, como sempre dizemos...sua participação junto a sua comunidade é super importante,e nós da comunidade Padre Vitor sempre procuramos participar de todas...

Quem quiser mais informações sobre a Política de Mobilidade Urbana, acessem a página da Câmara e do Senado Federal pelos sites:

www.camara.gov.br 


www.senado.gov.br

sábado, 6 de novembro de 2010

CHEGOU O DIA DO ENÉM

Chegamos no dia do Enem 2010. E muita gente deve estar se perguntando como se dar bem na prova. Dicas não faltam. Agora consideramos o mais importante é a concentração. O foco. É preciso estar focado nos estudos, sem exagerar.
Quem manteve a disciplina e estudou ao longo do ano, não vai ter problemas com as provas. Basta não relaxar. Aproveite esses últimos momentos para ler e se inteirar de assuntos atuais. É possível que muitos acontecimentos importantes na política e na economia sejam aproveitados pelo Enem.
Quem não estudou o suficiente, ou acredita que relaxou, não tem porque se desesperar. Agora não adianta nada se enterrar nos estudos, pois não dá tempo para recuperar o tempo perdido. Continue seu ritmo de estudos e lembre-se que mesmo quem estudou pouco pode tirar uma boa nota. Basta lembrar que o Enem é baseado em competências, e saber interpletar corretamente gráficos e textos é fundamental.
E lembre-se tranquilidade e serenidade são essenciais, pois a ansiedade e tensão não ajudam em nada.

Aos candidatos, sucesso!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

OITO JEITOS DE MUDAR O MUNDO


Então? Afim de ajudar a mudar o mundo? Podemos começar pela nossa comunidade...não é mesmo?

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

BAIRRO PADRE VITOR CONTRIBUIU PARA O SUCESSO DO SISTEMA DEMOCRÁTICO BRASILEIRO

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, comemorou, neste domingo (31), a divulgação em tempo recorde do resultado da eleição presidencial no Brasil. Segundo Ricardo, foi possível anunciar a o resultado matemático das eleições logo após as 20h.
 
"Tenho a grata satisfação de anunciar o sucesso da nossa tecnologia. Nas eleições gerais de 2002, pudemos anunciar o resultado às 23h. Em 2006, anunciamos o resultado às 21h30, e nestas eleições batemos o recorde, acredito que em termos mundiais, e pudemos anunciar o resultado às 20h04", disse.
 
O presidente ressaltou ainda a "satisfação e o orgulho" de ver as eleições ocorrerem sem incidentes graves. "Isso representa a vitória do povo brasileiro, pacífico, ordeiro, trabalhador, honesto. Representa também a consolidação definitiva das instituições republicanas, sobretudo da Justiça Eleitoral".
 
Podemos também dizer com orgulho que a comunidade do bairro Padre Vitor participou e contribuiu com bastante ênfase para esse processo democrático, pois tanto no primeiro quanto no segundo turno, toda a comunidade que foi até a Escola São Sebastião para votar observou que nossas lideranças e demais membros da comunidade estavam trabalhando nas sessões eleitorais montadas aqui no nosso bairro. Isso demonstra como nossa comunidade se mostra com espirito cidadão e democrático na construção de um bairro melhor e uma comunidade mais justa e unida.

Parabéns ao Sebastião Mário, ao Eder, ao Paulinho, a Andrezza, ao Everton, à Graziele, à Tânia, à Fabiola, à Marilu, à Márcia, à Clementina, à Ellen,  e aos demais que eu não me lembro o nome agora mas que não deixamos de destacar pela importância de sua contribuição, infelizmente não temos imagens de todas as sessões por problemas técnicos, mas foram cinco sessões e ao todo cerca de quase 30 pessoas trabalhando no processo de construção da democracia em nosso bairro e em todo o nosso país.